quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O Encontro Marcado

Por: Renato Meneses

O título é do romance escrito por Fernando Sabino, publicado em 1956. Narra a história de aventuras e desventuras de três amigos que marcam um encontro para quinze anos depois, no mesmo dia e local. Conta a atormentada existência de toda uma geração, naquilo que ela tem de essencialmente dramático: a desesperada busca de si mesmo e da verdadeira razão da vida. Um livro com o qual muitos se identificam, porque desbrava o interior de nós.

Recordo o livro para fazer referência ao segundo encontro da Velha Guarda Caxiense, que acontecerá no próximo ano (2012) em Caxias, mais precisamente nos dias 19, 20, 21 e 22 de julho; e que proporcionará a confluência para a cidade de velhos companheiros, de todos os pedaços do Brasil, para se irmanarem e festejarem a vida.

Nesta direção, virão aos montes. Gente que deixou seu umbigo aqui enterrado e carrega consigo sua ancestralidade num andor. Moças e rapazes amadurecidos, retorcidos pelo tempo, que retornam ao começo de tudo para se reverem com o esplendor da amizade. Uma geração que seguiu trilhas diversas, mas que conservou um novelo de linha de saudade, a fim de reencontrar o caminho de volta.

Dispostos, todos devem trotar ao encontro de si mesmos num revival de quatro dias de intensa programação, que se arrastará pelas ruas executando serenata, prestando homenagens e promovendo um baile à moda bem caxiense. Algo da grandeza dos envolvidos, que movidos pela inevitável paixão pela cidade se assemelham ao ostentarem no peito um indisfarçável orgulho de ser caxiense.

Feliz Ano Novo.

Um comentário:

bizorão disse...

ISSO É MUITO BOM SABER QUE ALGUÉM AINDA CONSERVE SUAS RAÍZES,NO MUNDO DE HOJE NA LUTA DIÁRIA TERMINAMOS POR ESQUECER A NOSSA HISTÓRIA,FALO EU COMO EXPERIÊNCIA PRÓPRIA POIS FICO EU SEMPRE PROCURANDO TEMPO PRA FAZER UMA VISITA NO MUSEU DA BALAIADA. E SÓ REVENDO A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CAXIAS ATRAVÉS DO DOCUMENTÁRIO EXIBIDO PELA TV MIRANTE ME DEI CONTA DE QUE EU NÃO SÓ PRECISO COMO TENHO A OBRIGAÇÃO EM CONHECER MELHOR MINHA CIDADE NATAL PELA QUAL EU À AMO MUITO E ADORO MORAR EM CAXIAS,DE CORAÇÃO.